sexta-feira, 18 de setembro de 2009

EJA - Educação de Jovens e Adultos

A EJA é uma modalidade de educação básuca nas estapas do ensino fundamental e médio, tendo uma especificidade própria; atender os jovens e adultos, que por muitos motivos não puderam concluir seus estudos em tempo hábil e na idade própria. Sua principal função reintegrar essa camada social da população menos favorecida econômica e socialmente.
A flexibilização curricular,as caracterísitcas dos alunos, suas realidades e experiências permitem adequar os conteúdos de maneira que vá ao encontro das peculiaridades e especificidades dos alunos. Ela é também uma via de reconhecimento de si, da auto-estima e do outro como igual.
** Nunca trabalhei com a EJA, mas tenho colegas que já tiveram essa experiência e dizem ser maravilhosa. São pessoas adultas que estão ali(escola) para estudar, são participativos e valorizam o professor(diferente do que encontramos com os alunos adolescentes). Tenho uma colega que até junho trabalhava com alfabetização na EJA, porém numa bela noite ao chegar na escola, foi informada que não haveria mais aulas, enxugar pessoal docente, que os alunos seriam atendidos por voluntários, os quais não receberiam remunerações. Todos os professores uniram-se e fizeram uma revolução na escola, então a prefeitura voltou atrás e os deixou continuar com a EJA. Isso ao meu ver é mais um desrespeito dos órgãos competentes com os professores e alunos. Onde já se viu tirar profissionais habilitados para colocar voluntários para alfabetizar jovens e adultos. Enxugar gastos! E a qualidade onde fica? O respeito ao ser humano, enquanto estudante?

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ana Beatriz. Muito revoltante essa situação, mas que bom que houve uma manifestação para que isso deixasse de ocorrer, não é mesmo? Abraço, Anice.