quinta-feira, 3 de abril de 2008

Representação do mundo pela matemática
Nessa semana senti uma certa dificuldade em postar as atividades da interdisciplina de matemática, é pbwiki, webfólio, mural, é muita confusão. Será que a professora não poderia adaptar um só lugar para as postagens. Com relação as atividades apresentadas pela professora foram bem divertidas, algumas atividades já são conhecidas em nosso trabalho docente, porém confesso que no 1º e 2º ano, me preocupo mais em trabalhar com número e quantidade, os trabalhos com classificação, seriação, contém x está contido, pertence x não pertence, tem um espaço restrito em meus trabalhos. Conversando com minhas colegas paralelas na escola identifiquei que as mesmas nem trabalham mais com essas atividades. Notei que as pessoas estudam e acabam guardando na gaveta tudo o que aprendem, pois essas colegas fazem poucos anos que formaram-se e já não inovam mais. Interessante como a acomodação acontece rápido, percebo que certas pessoas só fazem coisas novas quando estão na vitrine vou para ganhar uma nota, depois tudo acaba e volta ao velho quadro e giz.
Achei um pouco complicado trabalhar em grupo virtualmente, pois nem sempre conseguimos nos comunicar ao mesmo tempo, e acabamos perdidas sem saber se essa ou aquela colega recebeu os comentários, as anotações, ficou complicado de verdade.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

É, Ana Beatriz, os professores por vários motivos (pressão da escola, excesso de conteúdos, carga horária, etc.) abandonam atividades mais lúdicas. Para isso, precisa-se haver também uma mudança na gestão da escola, para que atuem incentivando uma prática interdisciplinar, lúdica, inovadora, porque isso é o que envolve os alunos. Bom, repassei sua sugestão de um lugar só para postagem na reunião dos tutores. Outra questão sua: sobre o trabalho em grupo, leva um tempo para se acostumar e as respostas tem que ser dadas aos/entre colegas de forma mais rápida para que não haja essa sensação de estar só. Ver e-mails com mais freqüência é uma saída. Avisar que postou (um recadinho) também ajuda.
Estou achando muito legais as suas reflexões e vejo um progresso nelas. Fico feliz! Abraço