domingo, 24 de agosto de 2008

Falar em democracia na educação, é mais um objetivo alcançado nessa longa jornada. Deixar para trás um caminho de proibições, de represálias. Temos atualmente o privilégio de falarmos o que quisermos, de ir e vir, de escolhermos quem irá nos representar dentro do nosso País, Estado, município, enfim dentro de nossas escolas. Depositamos nessas pessoas, o sonho de que tudo melhore dia-a-dia, em todos os âmbitos, seja de nossa vida pessoal ou profissional.
No entanto, ainda encontramos a gestão patrimonialista, onde pessoas recebem cargos, não por terem uma habilitação para tanto, mas por ser amigo do fulano, primo do beltrano, tio do tio do amigo de alguém que me fez algum favor, enfim, mesmo com a Democracia em alta, ainda encontramos muita "sujeira embaixo dos tapetes".
Na minha escola faço parte do Conselho Escolar, após reunirmos todos os segmentos( pais, alunos, funcionários e professores) decidimos o que vamos comprar com a verba municipal, sempre dando prioridades para os itens mais gritantes da escola.
Estou no segundo mandato, em minha escola, as colegas comentam que é incrível o que a escola adquiriu nesses quatro anos, pois nos outros doze anos, nada aparecia dentro da escola, nem mesmo material de limpeza. O que quero mostrar com o que relatei acima, é que quando queremos melhorar o lugar em que estamos, tudo é possível, lógico que dentro da honestidade, da democracia mesmo, com a participação de todos.
Acredito que as pessoas muito tem a aprender sobre o significado de democracia, e que nos professores muito temos a auxiliar nossos alunos para que consigam formular seu conceito sobre esta palavra, mas que não fiquem só no conceito, que eles possam aplicá-la em suas vidas, tornando seus dias bem melhores do que os nossos.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Excelente! E parabéns, então, pelo trabalho na escola!