segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Organizar o Tempo é Fundamental

"Organizar o Tempo é Fundamental", porém acredito que não devemos fazer de nossas vidas um caderno cronometrado, como se fossémos máquinas reguladas para fazer algo em determinado horário, em tantos minutos; sempre fui uma pessoa responsável tanto na minha vida pessoa com profissional e agora como estudante. Nosso organismo não quer saber se estamos agendados ou não, quando ele quer descansar, nada mais tem importância.
Tenho plena consciência da importância deste curso em minha vida profissional e pessoal, mas minha família tem valor maior, no início do curso deixava de sair com eles, para ficar estudando, atualmente não faço mais isso, se minhas filhas quiserem sair para fazer um lanche, dar uma volta no shopping, com certeza largo tudo e vou junto. Pois elas serão crianças apenas uma vez.
Tenho duas turmas de 1º ano do ensino de 9 anos, crianças pequenas que me exigem bastante, tem dias que chego em casa e não consigo, não me sinto com forças para sentar em frente ao computador e fazer as atividades, então simplesmente desligo dos estudos, vou fazer minhas atividades domésticas, conversar com meu marido, minha mãe, minhas filhas e só mais tarde encontro forças para novamente retornar. Mas não vejo isso como uma perda de tempo, ou um tempo mal calculado, percebo sim a importância de podermos parar, sabermos das nossas limitações, e de quando podemos iniciar. Nesse curso somos todos adultos, responsáveis, e sabemos das nossas atribuições, se muitas vezes reclamamos, ficamos sem tempo, é porque realmente o tempo foi pouco.
Espero que nesse semestre todos consigamos, "distribuir melhor nosso tempo", se é que alguém não faz isso, mas espero também que nossos mestres sejam mais flexíveis, e nos contemplem com atividades que não tenham tantos links, que ao meu ver, fazem nosso tempo ficar mais curto.
Um ótimo retorno a todos os colegas, Bem -vindos nossos novos mestres, e aos nossos mestres companheiros de longa jornada, meus sinceros agradecimentos. Sigamos em frente.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Ana,
para que haja equilíbrio, temos que dividir nosso tempo entre casa, família, amigos, estudo, trabalho. Cada coisa merece um pouquinho da nossa atenção, a fim de que tenhamos gás, energia para atender todos esses campos da vida e para também ter qualidade de vida.
Cada pessoa conhece a si mesmo e sabe quais os melhores momentos para fazer as coisas. Se faz bem chegar em casa, tomar um café com a família, um banho para descarregar e depois fazer as atividades, é assim que a pessoa vai se organizar. Não é perda de tempo mesmo. Devemos aproveitar cada coisa no seu momento sempre, porque o tempo e as pessoas passam.

Um planejamento ou organização do tempo realmente não deve ser estanque, como você comenta, mas flexível, porque imprevistos acontecem. Mas, temos que levar em conta também as cargas horárias de cada atividade, embora alguns façam mais rápido podendo levar menos tempo para realizar as atividades ou precisem de mais tempo que as 20h para se concentrar e realizá-las. Cada um sabe e deve se organizar dentro do seu ritmo. Às vezes a gente precisa de ajuda ou pensar sobre essa organização para melhorar, otimizar o tempo. Mas, isso é algo que cada aluno deve avaliar e compreender o que lhe parece melhor, né?
Abraço