quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O que é Língua de Sinais??



As Línguas de Sinais são línguas naturais das comunidades surdas. Tem estrutura própria, abrangem a gramática em todos os níveis: fonológico, semântico, sintático e pragmático.
Visto como um sistema completo, a língua de sinais é semelhante ao inglês ou qualquer outra língua. Seus elementos combinam uns com os outros, de modo visual em vez de auditivo.
As línguas de sinais podem ser aprendidas por qualquer pessoa. Ela é aprendida naturalmente entre os surdos das comunidades surdas. A criança surda que nasce na família ouvinte geralmente desconhece esta língua importante para sua entrada no mundo do conhecimento humano. É importante que a família se solidarize e conheça esta forma fácil de comunicação.
SURDO-MUDO: APAGUE ESTA IDÉIA
Num prímeiro momento, o surdo não é mudo e não gosta de ser chamado de surdo-mudo, ele pode falar. A fala geralmente vai ser uma aquisição natural no surdo. Isto foi provado pelas pesquisas feitas com surdos filhos de pais surdos que adquirem primeiro a língua de sinais e logo partem para a aquisição da língua oral.
RETIREI ESTE TEXTO DE UMA APOSTILA DA COLEGA ELISABETE(MÃE DE UM MENINO SURDO), FOI UMA FORMAÇÃO DE LIBRAS QUE ELA MINISTROU LÁ NA ESCOLA. NÃO POSSUI REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
* Adorei a aula de ontem, professora Carolina e sua intérprete tinham uma sintonia incrível. Conhecer um pouco um mundo tão diferente para nós(ouvintes) é fascinante, a noite passou rápido e nem percebemos. A vontade é ter só aulas presenciais com as duas,mas como não é possível, vamos fazer o melhor possível virtualmente. Cheguei em casa toda boba, mostrando para minhas filhas alguns sinais, ao chegar na escola conversei com a minha colega citada acima, ela já me mostrou mais alguns sinais. Pretendo passar para meus alunos, mas quando estiver mais firme no alfabeto.
Sempre que via um surdo, me dava uma angústia parecia que eles queriam gritar e é claro não conseguiam, mas ontem a professora Carolina passou-me uma tranquilidade, uma paz, que não consigo explicar em palavras. É uma pena que a Língua de Sinais, não seja uma disciplina obrigatória dentro das escolas regulares fundamentais, pois seria tão bom se todos pudessem se comunicar com os surdos e não houvesse mais olhares preconceituosos contra essas pessoas.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é, Ana Beatriz. Desta vez, viste de perto como tudo funciona e conseguiste entender como é essa linguagem, como se comunicam e automaticamente todos os pré-conceitos desapareceram. Realmente, fica claro o quanto acabamos tendo um conceito errado quando mal conhecemos a fonte do objeto observado. Abração, Anice.