**Na minha escola descontando as estagiárias sou a única que ainda faço planos de aula. Recebo muitas risadas, caras torcidas por causa disso. Ouço colegas Pós-Graduadas comentando "meu planejamento trago aqui em minha cabeça"; "depois de 20 anos dando aula é bem capaz que irei voltar ao tempo do meu estágio; registrar meu dia em cadernos"; "depois que vocês sairem da Faculdade, não precisa mais fazer essas bobagens"; e assim por diante.Nunca me importei com esses comentários, achava mesmo que era antiquada, o planejamento me dá um senso de organização, de reflexão. Lendo o texto de Maria Bernadette Castro Rodrigues - Planejamento: em busca de caminhos, mostrou-me que não sou tão errada assim, que precisamos traçar metas para nosso trabalho, que o planejamento é o marco norteador para que tudo possa sair em consonância entre a prática e a teoria. Dizer que temos tudo na cabeça é bobagem!!
O que percebo no planejamento das estagiárias é a preocupação de não conseguir desenvolver todos os conteúdos que planejaram para tal dia, mas o planejamento não pode ser flexível?? E os problemas que encontramos no nosso cotidiano com nossos alunos que muitas vezes nós levam a dar uma aula totalmente fora do planejado, não será considerada como aprendizado? O que fazer para modificar essa visão tão arcaíca?
Vou revelar que não coloco meus objetivos nem minha avaliação daquela aula(temos na supervisão os objetivos já elaborados no início do ano letivo), mas faço uma reflexão e percebo que naquele dia o rendimento não foi tão significativo e analiso como poderei melhorar a próxima aula. Vou modificar meu planejamento diário e irei colocar os objetivos e a avaliação e ver quais serão os resultados.
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Um comentário:
Olá, Ana Beatriz: muito interessante tua postagem. Nos relata uma prática tua, por vezes muito criticada pelos demais e agora percebes mais ainda, a partir de um texto, que tua ação é, de fato, algo que faz a diferença, não é mesmo? Que bom que não te influenciaste com os apontamentos dos colegas e seguiste utilizando esta forma de registro. Abraço, Anice.
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