quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Comentando sobre os PA

Gostaria de deixar comentar sobre as apresentações dos colegas e a nossa própria. Chegamos nervosas no pólo, com a expectativa de novamente termos que falar ao grande grupo, falo mais por mim que não gosto de falar para muitas pessoas. Mas não tínhamos o que fazer somente esperar a hora de nossa apresentação. No início de nosso PA acreditava que não iríamos conseguir alcançar um bom trabalho, pela dificuldade em estarmos nos reunindo presencialmente, mas a necessidade de fazermos o projeto e a falta de tempo de todos ,acabou fazendo cair a minha dúvida provisória.
O trabalho transcorreu com muita animação de todos os componentes, talvez pela motivação em saber cada vez mais sobre um assunto que anda tão em evidência no nosso cotidiano. A cada descoberta sobre o assunto lá estava uma colega recheando nosso projeto. Acredito que o trabalho foi muito significativo para todas nós, pois partiu de uma angústia de todos, um desejo de saber mais e mais sobre algo tão novo no nosso meio docente a Inclusão e além de tudo isso, a nossa interação com o nosso objeto de aprendizagem.O que posso concluir com esse projeto de Aprendizagem sobre a Inclusão é que hoje já não tenho tantas angústias, tantas dúvidas sobre as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas mesmo com toda a pesquisa, todo o trabalho, todas as conversas do grupo, ainda sou resistente em acreditar que a inclusão possa acontecer dentro de uma sala de aula super-lotada, com outros tantos problemas e tendo somente o professor titular para dar conta de tudo. Isso ao meu ver é um desrespeito ao ser humano e ao profissional da educação.
Observando a apresentação dos colegas ficou também evidente a participação e envolvimento de todos os componentes, pois ao contrário do que pensamos num PA, ninguém consegue ficar esperando pelos outros, pois é um compromisso que todos assumem visto que é o centro de interesse do grupo.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

No grupo vocês conseguiram fazer com que houvesse, de fato, uma aprendizagem autônoma e é exatamente esse um dos propósitos do PA. Abraço, Anice.