Desde que iniciei meu trabalho com as crianças em fase de alfabetização, sempre procurei fazer uma parceria com os pais no sentido de fazê-los estimular os filhos para a leitura e escrita, no entanto o que percebi durante todos esses anos é que estou numa luta quase solitária. Pais que estão mais interessados em olhar novela, conversar com a vizinha do que sentar e ler uma história, uma notícia, uma poesia para seus filhos. E por mais que se diga que esse trabalho é da escola, não concordo, pois os poucos alunos que chegam lendo e até escrevendo na escola possuem um bom alicerce na família e isso só motiva o trabalho do professor em sala de aula. Tenho em minha casa dois exmplos do que escrevi acima. Minha filha de 11 anos,saiu do pré formando sílabas, dois meses na primeira série e já estava lendo, a de 8 anos não fez o pré no entanto com 6 anos já estava lendo o que veio a ser uma surpresa para mim, um dia quando percebi estava escrevendo e lendo a mensagem de uma amiga no MSN, até hoje não sei como aconteceu esse processo. O que tenho certeza é que ambas sempre tiveram todos os recursos possíveis para a aquisição da escrita e leitura. Desde bebê semprelia histórias infantis para elas, lembro que um dia ao chegar da escola, entrei no quarto da minha filha mais velha( na época estava com 4 anos), ela sentada na cama com o livro do Pinóquio em frente aos olhos e contava a história com uma riqueza de detalhes que jurei que ela estava lendo. Ao questioná-la sobre o que estava fazendo, ela respondeu-me: - Ora mãe estou lendo!
Em minha casa nunca faltaram livros, revistas, gibis,jornais. Estamos sempre envolvidos em leituras e isso só vem beneficiá-las. Sempre dou esse exemplo nas reuniões de pais, para ver se consigo motivar as famílias de meus alunos, mas é um processo muito lento e difícil, pois colocar hábitos em pessoas que não estão muito dispostas a ajudar é complicado. Fico muito triste quando pergunto aos meus alunos, quem te ajudou a fazer tal atividade, a ler tal hsitória, e eles respondem ninguém prô, minha mãe e meu pai não tem tempo, ou minha mãe disse que agora não pode que é hora da sua novela. Para terem uma idéia do que falo nem os bilhetes que a escola manda eles não são capazes de ler.
Depois temos outro contexto que acaba desestimulando as crianças a lerem na escola, o tal de faça a leitura e depois desenho, pinte e responda tais perguntas, quer atividade mais chata do que essa. Segundo o curso que fiz com ANNA MARIA RANGEL, as crianças devem ler pelo simples prazer da leitura de um texto, de uma poesia de uma notícia e as interpretações cada um fará aquela que mais se adequar naquele momento, só assim conseguiremos formar leitores, sem cobranças e sem tornar a leitura algo chato e cansativo.
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Um comentário:
Olá, Ana Beatriz: aqui falas muito da questão do estímulo. Quanto mais tu estimular, contar história, ler, instigar, questionar, mais a criança terá condições de crescer e ser uma verdadeira cidadã. É esse processo que transforma as pessoas em cidadãs críticas, envolvidas e responsáveis. Esse papel cabe também aos pais estimulando seus filhos desde pequenos. Abraço, Anice.
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