Consciência fonológica = é a habilidade de perceber a estrutura sonora das palavras, ou parte das palavras.
Segundo Lílian Nascimento, fonoaudióloga, há dois níveis nessa habilidade: a consciência de que a língua oral pode se segmentar em unidades, a frase se divide e unidadesm estas em sílabas e as sílabas em fonemas e a consciência de que essas unidades se repetem em diferentes palavras faladas.
Trabalhar com rimas, aliterações(repetição de fonemas numa frase, ou em frases ou versos seguidos),consciências sintática, silábica e fonêmica são habilidades relacionadas à consciência fonológica.
A consciência sintática é a capacidade de segmentar a frase em palavras e organizá-las numa seqüência com sentido.
Consciência silábica é a capacidade de dividir palavras em sílabas. A consciência fonêmica,é a capacidade de analisar os fonemas e de relacionar esses fonemas com as "letras" que os representam (última "etapa" que a criança precisa adquirir).
Para Lílian Nascimento, a consciência fonológica é diferente do método fônico de alfabetização. Músicas, poesias, parlendas e trava-línguas são recursos que podem auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica.
Mesmo sem ter teoria, aprendi com a prática e com a troca de experiâncias com outras colegas de alfabetização, a importância do trabalho com os diversos tipos de textos, mas a maneira de ensinar as crianças a pronunciarem as letras e as diferenças existentes entre elas eu adaptei conforme as necessidades foram surgindo, e ao meu ver deram certo até hoje, fazer o aluno perceber que quando falamos a letra M- nossa boca fica fechada, quando for o N- a boca fica aberta, a letra R - treme nossa garganta, com o L a língua bate nos dentes,etc, enfim parece bobagem ou método tradicional demais, mas não concordo, acho que é mais uma maneira de interiorizar essa consciência fonológica em nossos alunos.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Ana Beatriz: Certamente pouco se vê sobre isso e é interessante trabalhar estes conceitos com os alunos, porque é mais um dado de entendimento sobre a fonologia. As vezes, não prestamos atenção em algo tão básico e importante ao mesmo tempo. Abraço, Anice.
Postar um comentário