"De uma maneira ou de outra,onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família." (Montandon e Perrenoud, 1987, p.7).
Minha intenção ao planejar esse chá para as mães foi tentar entrosá-las com a escola num todo. Geralmente a família só aparece na instituição para receber o parecer do(a) filho(a),ou quando surge alguma reclamação do mesmo(a). Outro ponto que se faz necessário rever é o pouco tempo que os pais dispensam para seus filhos(as),a agitação do cotidiano, o grande número de horas que passam fora de casa para trazer o sustento,enquanto deixam suas crianças em creches ou mesmo sozinhas em suas residências,etc.
São raros os momentos que uma mãe tem para passar com seu(a) filho(a),seja pelo excesso de serviço, por ter outros filhos(a) para atender,enfim por N motivos, esse momento especial em que ela precisou parar,sentar ao lado da criança,prestar atenção,dar um auxílio sem contar os minutos, ao meu ver foi uma troca recíproca entre mãe+filho+professora+escola, onde todos ganharam muito. As mães terem uma visão de escola mais acolhedora,mais divertida, perceberem a professora mais como uma aliada na aprendizagem dos filhos do que uma rival, pois muitas acabam sentindo ciúmes da professora por causa do afeto que a criança a ela dedica.
Tenho certeza que foi uma tarde maravilhosa para todos, pois depois daquele dia sinto as mães mais relaxadas, mais confiantes quando chegam para conversar. Foi uma tarde simples, mas que marcou e aproximou todos nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Ana beatriz:
Certamente, as mães estão mais confiantes pois percebem todo trabalho que tem feito com os alunos.
Fica visível tua preocupação em fazer com que as atividades façam sentido, em procurar incrementar a prática com conhecimentos teóricos, em tranformar uma atividade para além do que se propõe.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário