terça-feira, 15 de junho de 2010

Reflexões semana de 31/05 à 11/06

Iniciei meu novo planejamento pensando em dois grandes problemas o LIXO e a Preservação do Meio Ambiente. Procurei num primeiro momento mostrar as crianças se existe prservação e conservação do meio ambiente escolar.E no segundo momento analisar um local que foi "aberto"para ser usado como passarela de moradores da Morada do Vale III, mas que acabou virando um lixão(depósito) por parte desses.
Interessante foi constatar que antes da visitação, dos questionamentos as crianças usavam essa passarela e não analisavam a destruição que estava sendo armazenada dia após dia.
Depois dos diálogos em sala, dos vídeos assistidos, dos textos interpretados, do recolhimento do lixo, da interação dos alunos com seu objeto de estudo, a conscientização já se faz presente. Hoje ao verem um colega jogando um papel no chão, eles reclamam, chamam a atenção de quem jogou. Mudaram a forma de pensar e de agir. Conseguimos assistir a dois vídeos no you tube - Pardinho/ Pardo sim, sujo não e Um dia retorna para você. Precisamos sair de nossa escola para usar o computador, para mim enquanto professora foi inconveniente, pois precisei usar a casa, a internet, quase uma invasão,para que pudessem acessar a internet. Já para as crianças acredito que foi divertido, pois saíram da rotina da escola, visitaram a casa de uma colega, interagiram com outras pessoas, brincaram, aprenderam e descobriram uma outra forma de aprender brincando. Maturana diz que...
“O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência (Maturana, 1998b, p. 29).”

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ana Beatriz:

Que bom que pudeste perceber o movimento dos alunos quanto à proximidade e interação entre eles.

Além da teoria, trouxeste exemplos de aprendizagem quanto à preservação da natureza.

Grande abraço, Anice.