Mesmo diante de tanta modernidade, encontramos nas escolas docentes que não brincam com seus alunos. O brincar a que me refiro é o jogar, importante para o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, abstrair, organizar, realizar e avaliar da criança.
Vygotsky, atribui importante papel ao ato de brincar na cosntituição do pensamento infantil. Segundo ele, por meio da brincadeira, a criança reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo seu próprio pensamento.
A brincadeira e o jogo são uma situação de aprendizagem. Nos jogos ou brincadeiras as crianças agem como se fossem maiores do que a realidade,o que contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento.
Através do lúdico as crianças abandonam o seu mundo de necessidades e constrangimentos e se desenvolvem, criando e adaptando uma nova realidade a sua personalidade. A infância é um período de aprendizagem necessária à idade adulta. É nesse momento que a brincadeira se torna uma opor
tunidade de afirmação do seu "eu".
"é pelo jogo, pelo brinquedo, que crescem a alma e a inteligência.(...)Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar" Chateau(1987, p.14)
terça-feira, 7 de setembro de 2010
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Um comentário:
Olá, Ana Beatriz:
Em qual interdisciplina retirastes essas passagens?
Iniciaste a postagem muito bem com tuas próprias palavras e completaste o pensamento citando Vygotsky. Faltou somente colocar o ano desta citação como bem fizeste com Chateau (na parte de Chateau pegaste no original ou ele estava dentro de algum outro texto de outro autor?).
O terceiro e quarto parágrafo és um pensamento teu ou de outros autores?
Por favor, altere isto, certo?
Grande abraço, Anice.
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