"Os jogos desenvolvem as técnicas e habilidades pessoais necessárias para o ato de jogar. Muitas habilidades se desenvolvem no momento do jogo, pois além de divertir ele propicia que as pessoas se mostrem abertas para recebê-las. A inventividade e a ingenuidade manifestam-se para solucionar quaisquer crises que o jogo possa apresentar, pois durante o jogo o jogador é livre para chegar ao seu objetivo da maneira que melhor escolher.O que ele deve lembrar sempre é de obedecer às regras impostas para tal jogo. O grupo deve estar de acordo com as regras e em interação para alcançar os objetivos para que o jogo possa acontecer.
O mais importante é lembrar que as pessoas que não fazem parte do jogo não devem impor autoridade aos jogadores. Cada pessoa deve ser livre para aceitar as regras do jogo e aceitar as decisões do grupo com entusiasmo e confiança.
Para que um trabalho de grupo aconteça, é preciso um número de pessoas trabalhando interdependentemente, com total participação e contribuição pessoal."
Relendo os textos da disciplina Teatro e Educação, lembrei de uma formação de professores que participei na SMED - Corpo e Expressão, onde o professor nos colocou para fazer atividades em grupo, no primeiro momento a vontade era ficar perto de quem conhecíamos(igual a nossos alunos). Entrar num grupo estranho é difícil, mas ao mesmo tempo é uma maneira de testarmos nossa interação. Pois precisávamos obedecer as regras que o professor estava explanando, ao mesmo tempo éramos livres para escolher como iríamos fazer, mas também era preciso ouvir a opinião de todas e debater para chegarmos a um objetivo só. No final o trabalho se tornou divertido, prazeroso e animou a todas. Para finalizar até um teatro improvisado tivemos que fazer. O que veio reforçar a teoria que brincar é coisa séria, e que através do brincar, do jogar a aprendizagem acontece com maior facilidade.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Ana Beatriz:
Lembre-se sempre de trazer a referência de tua citação, ok? Quem era o autor? Que ano? Qual livro?
Infelizmente, diversão e irresponsabilidade erroneamente estão associadas. Assim como bem disseste sobre o jogo e o brincar.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário