O Projeto Político -Pedagógico é um objeto de estudos, em busca de melhorias da qualidade do ensino, pois entende – se que ele deve ser a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.
A principal possibilidade de construção do P.P.P. passa pela relativa autonomia da escola, da capacidade de delinear sua própria identidade.
Deve – se resgatar a escola como espaço púbico, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva.
O projeto deve ter um rumo, uma direção, com ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Deve ser articulado levando em conta os interesses reais e coletivos da população.
Temos a possibilidade de através da intencionalidade formar cidadãos participativos, responsáveis, compromissados, críticos e criativos.
Com o P.P.P. propiciamos situações em que educadores, equipe escolar e funcionários aprendam a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente. Porém todos deverão definir o tipo de sociedade e o tipo de cidadão que pretendem formar. Tendo essa definição, podemos ter uma distinção clara entre os fins e os meios para a construção do P.P.P.
Posso dizer que não é um trabalho fácil de ser realizado, porém temos que ter disposição para o novo, sermos inovadores, conscientes do que realmente queremos para nossos educandos e quais os meios mais eficazes e criativos, para despertarmos a vontade de compartilharmos nossos conhecimentos.
Mas temos também que considerar ;algumas escolas fazem todo o P.P.P. e colocam dentro de uma gaveta, outras vezes temos colegas que têm um diálogo bonito, mas na hora de colocar em prática nada acontece.
Na minha escola estamos aos poucos modificando nossas práticas pedagógicas, principalmente por parte daqueles colegas mais resistentes.O jogo está cada vez mais ganhando destaque em todas as turmas. As crianças estão mais motivadas, alegres e os resultados estão mais visíveis. Quem é que não gosta de aprender brincando?? Todos nós que somos adultos que dirá uma criança. Pois com o lúdico elas aprendem a lidar com suas angústias, frustrações e trocam saberes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Ana Beatriz:
A postagem terminou com "revendo". Pretendias seguir com teus pensamentos?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário