Quando li a palavra Estudos Sociais, logo lembrei de meus professores do ensino fundamental, tenho muitas lacunas para preencher, pois o ensino era muito tradicional, ler, responder e decorar para a prova. Fazer muitos mapas sem saber o motivo de fazê-los. Mas tudo passa somente as marcas ficam, espero poder um dia suprir esse horror pela disciplina de Estudos Sociais, e na verdade isso me afeta muito, pois sinto não ser uma boa professora quando tenho que trabalhar com história ou geografia( fico sempre achando que não vou conseguir fazer meus alunos gostarem das atividades, sei lá deve ser neurose das brabas.
Na minha escola até o ano passado tinha uma colega, que dava aulas de geografia e história, ao escutá-la(éramos vizinhas de sala), parece que eu estava novamente na quinta -sexta série, pobres alunos, leiam tais páginas, respondam tantas perguntas, isso irá cair na prova. Gente!Mais de 20 anos se passaram, e é dessa forma que infelizmente alguns colegas continuam trabalhando, só pode haver bagunça mesmo nas aulas. O problema acredito é que algumas pessoas com mais tempo no magistério têm dificuldades de inovar, pois tudo que é novo incomoda, dá trabalho para pesquisar e precisa de muito mais conhecimento por parte do educador. Os alunos ficam mais motivados, conversam mais, participam, interagem e isso por alguns é considerado bagunça. Que pena!!!
A atividade que a professora nós deu, trouxe muitas recordações, para alguns foi boa, significativa para outros nem tanto, mas precisamos lidar com os dois lados da moeda. Sinceramente espero com esta interdisciplina, perder essa aversão a Estudos Sociais, pois ensinamos bem e melhor quando gostamos daquilo que estamos falando ou trabalhando. Quero trabalhar atividades que desenvolvam o gosto e o interesse do meu aluno, não só as datas comemorativas como é o normal nas classes de currículo. Mas eu ainda não descobri como fazer isso, pois em todas as escolas na qual passei só encontrei colegas, que trabalhavam somente com as datas, como citei acima. Tenho consciência de que muito tenho a aprender nesta interdisciplina, e conto muito com a compreensão da professora Hilda.
Um comentário:
Adorei a sua reflexão, porque você já conseguiu pensar na sua prática pedagógica e na de seus colegas, procurando avançar no seu pensar sobre a prática. Legal! Certamente, vocês vão poder interagir e construir esses conhecimentos sobre o fazer em Estudos Sociais. ;-)
Postar um comentário