Origem dos Meses
Um legado do latim e dos deuses e imperadores romanos.
JANEIRO- homenagem a Janus, deus protetor dos lares e que tem uma face voltada ao passado e outra ao futuro, indicando seu domínio sobre o tempo.
FEVEREIRO- do latim februariu, significa purificação, arrependimento e, originalmente, ficava no fim do ano, após dezembro.
MARÇO- homenagem a Marte, o deus de guerra na mitologia romana. Antes da inserção de janeiro e fevereiro, era o primeiro mês do ano.
ABRIL- do latim aprile(abrir), é o mês da fartura e exuberância vegetal no hemisfério norte, quando germinam as sementes e as plantas desabrocham.
MAIO - homenagem romana à sua deusa do crescimento(Maia). É também um mês de fartura que corresponde ao auge da primavera no hemisfério norte.
JUNHO- do latim juniu, era, para os romanos, o mês da juventude. Durante o transcorrer deste mês, celebravam-se festas para moças e rapazes.
JULHO- homenagem a Júlio César, imperador romano que promoveu a primeira grande correção no calendário, recalculado pelo astrônomo Sosígenes.
AGOSTO- homenagem ao Imperador Augusto, sucessor de Júli César que se destacou por sua própria audácia ao assunir o poder com apenas 20 anos de idade.
SETEMBRO -sétimo mês do antigo calendário(septembris), quase teve o nome trocado em homenagem, a outros imperadores menos importantes.
OUTUBRO -outro mês festivo para os povos antigos, manteve o nome de quando era o oitavo mês na contagem dos romanos primitivos(octobris).
NOVEMBRO- era o mês de Diana, deusa da caça. Manteve o nome de quando era considerado o nono mês do ano(novembris).
DEZEMBRO - como no caso do trimestre anterior, seu nome já estava tão popular que foi mantido mesmo quando passou a ser último mês(dedcembris).
Revista Nova Escola, n.122, maio 1999.
Um comentário:
Que legal! Você apresentou isso a seus alunos? O que acharam? Conte-nos um pouco sobre isso.
Abraço e boa semana!
Postar um comentário