quinta-feira, 15 de maio de 2008

Perguntas e mais perguntas...

Essa semana tivemos aula do Seminário Integrador, gostei muito de tudo o que falamos. Pois muitas vezes nós professores ficamos com vergonha de dizer que não sabemos ou que não temos certeza de alguma coisa. Diferente de nossos alunos que não possuem essa vergonha, e nos fazem as perguntas sem a menor cerimônia, desde que o professor deixe espaço para essas dúvidas, essas curiosidades.
Mais interessante foi verificar as perguntas que as crianças fazem:
Porque o céu é tão longe?
Porque o céu é azul?
De onde nasce os bebês?
Como os astronautas retornaram da lua? Essa questão foi muito divertida pois o colega Marcos mandou e-mail até para a Nassa e não obteve resposta, e ainda não tinha encontrado resposta até a aula presencial, pois quando ele colocou a pergunta, nosso outro colega Paulo fez uma cara muito estranha, então comentei com a colega Beatriz, o Paulo sabe a resposta, dito e feito, nos deu uma aula, juntamente com outra colega formada em Física.
Conversamos também que nenhuma pergunta feita pelas crianças é boba ou deva ser ignorada, devemos sim é prestar mais atenção a elas e assim puxarmos ganchos para desenvolvermos nossos trabalhos, valorizando o conhecimento dos mesmos. Quantas vezes não deixamos algum comentário deles passar despercebido por falta de tempo ou pela correria do dia-a-dia.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Ana, é exatamente esse ponto que acho fundamental na Educação. Que bom que você compreendeu o objetivo da atividade. As perguntas que faço nos blogs, por exemplo, provocando vocês para direcionar o foco às crianças e suas questões, visam essa compreensão, assim como para que possam refletir e aprofundar seus conhecimentos e reflexões ao longo do curso.

Jóia! Continue assim!