segunda-feira, 16 de junho de 2008

Quarta-feira passada fiz um trabalho com meus alunos de 6 e 7 anos, de escrever palavras, tinha o desenho e junto as letras que precisavam usar, porém essas letras estavam todas embaralhadas. Começou a interação deles, pois um pedia ajuda para o outro, trocavam idéias sobre qual a letra que eles deveriam colocar naquele momento. Às vezes, eles me perguntava:
-Prô, que letra eu coloco agora?
-Qual a letra que tu acha que deve colocar agora?
E assim eles tinham que tentar solucionar o problema das letras sozinhos, claro que alguns não conseguiram, mas a grande maioria conseguiu escrever todas as palavrinhas. Foi muito legal ver o sorriso daqueles que conseguiam resolver o exercício sozinhos, quebravam a cabeça para tentar achar o local de cada letra, ajudavam os colegas, foi uma aula bem integrada, pois aqueles que não resolveram, receberam ajuda dos outros.
Acho que trabalhei com as perguntas inteligentes, pois não dei respostas, respondi com outra pergunta, fazendo-os pesquisarem, investigarem, apropriarem-se do conhecimento já adquirido para solucionar outro.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Ótimo! Parabéns!
Mostra que você colocou os alunos em ação em cima do objeto a conhecer e a estabelecer trocas entre eles.
Que bom que você se colocou como uma professora que exerce a pedagogia da pergunta. Jóia!
Essas são aprendizagens e experiências que você pode contar na sua apresentação.
Abraço,
Daisy