domingo, 24 de agosto de 2008

Novamente gostaria de deixar registrado o meu contentamento nas aulas presenciais. É muito bom poder olhar nos olhos das pessoas, ver um sorriso estampado no rosto, falarmos com os colegas, ouvir os professores. Mas também sei que esse não é o perfil de nosso curso.
Fiquei bem mais tranqüila com os esclarecimentos da coordenadora Rosane Aragon, que ao meu ver deixou bem claro algumas perguntas que ainda estavam nebulosas, principalmente os Cursos de extensão (105 horas), além de todo nosso curso.
Gostaria também de agradecer aos professores Silvestre e Eliseo, que demonstram tanta paciência e compreensão conosco.
Entendi melhor a diferença entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem, neste segundo, quem vai atrás do conhecimento é o próprio indivíduo, conforme seu interesse. Percebo claramente isso em nossos estudos, quando entra uma interdisciplina que nos chama a atenção, ou desperte nosso interesse, intensificamos nossos estudos.
Percebo que com nossos alunos, acontece a mesma coisa, quando eles se interessam por alguma matéria, as aulas ficam mais produtivas, mais participativas. O trabalho do professor é mais difícil, pois precisamos estar atentos a tudo que ocorre em sala de aula, mas o resultado final é bem mais produtivo.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Jóia, Ana!
Os projetos de aprendizagem são baseados na pedagogia da pergunta, partindo dos desejos, necessidades, demandas dos alunos. Potencializa o trabalho em grupo e a interação para essa construção de conhecimento coletiva, aprendendo a lidar com diferentes pontos de vista, valores, saberes e experiências. Isso é uma educação para a vida. Como você mencionou em postagem anterior, não desenvolver essas competências, acaba fazendo falta mais adiante (vide reunião de professores).
;-)