" Cada um dos estágios no ciclo da vida humana se torna uma nova dimensão de "interação social", quer dizer, uma nova dimensão na interação da pessoa consigo mesma e ou com seu ambiente social."
Confiança X desconfiança = corresponde ao estágio oral, 1º ano de vida. A confiança que o bebê vem a ter nas outras pessoas ou em si própria, depende em grande parte dos cuidados que recebe. Se forem cuidados positivos, ela desenvolverá a confiança. Porém se os cuidados são irregulares, insuficientes, promove-se a desconfiança.
Autonomia X dúvida = corresponde ao estágio anal, 2 a 3 anos, surge a autonomia, desenvolvimento baseado nas habilidades motora e mental da criança.
A criança orgulha-se por fazer tudo sozinha, se for bem estimulada, é o sentido da autonomia que irá surgir. Porém se existe pessoas impacientes e fazem tudo pela criança, não deixando-a mostrar sua capacidade. Se são ríspidas demais e irrefletidas é que a criança cria um exagerado senso de dúvida em relação a sua capacidade de controlar o mundo e si própria.
Iniciativa X culpa = 4 a 5 anos, idade pré-escolar, dona do seu corpo, Faz atividades motoras por conta própria e não mais imita as ações dos outros. Surge neste estágio a iniciativa.
Grande participação dos pais, na superação desse estágio. No entanto, se os pais criticarem demais, acharem tudo errado, reclamarem das brincadeiras,etc, nesse caso fomentam o senso de culpa que ultrapassa as atividades da iniciativa própria.
Indústria X inferioridade = 6 a 11 anos, fase da latência. O amor pelos pais fica em repouso,. Criança torna-se capaz de raciocínio dedutivo e de brincar e aprender por regras. Como exmplo de indústria, temos a escola primária durante a qual predomina o interesse pela maneira como as coisas são feitas, como funciona e para que servem. Se as crianças são estimuladas em seus esforços, então o senso de indústria é promovido.
Se os pais consideram os esforços dos filhos como simples travessuras, ou como bagunça ajudam a estimular o senso de inferioridade.Nessa altura as instituições sociais, vêm a desempenhar um papel importante na crise de desenvolvimento do indivíduo.
Identidade X Confusão de papéis = 12 a 18 anos, ocorre um re-despertar do problema do romance familiar da 1ª infância. A maneira para resolver esse problema é encontrar um parceiro de sua geração. Os adolescentes podem hoje imaginar a respeito de como pensam as outras pessoas e conjeturar sobre o que estas pessoas pensam a seu respeito. O adolescente é um idealista impacinte que acredita ser tão fácil realizar um ideal, como é imaginá-lo.
Intimidade X isolamento = é o início da maturidade, período do namoro e começo da vida familiar. Aquisiçaõ prévia de um senso de identidade pessoal e a dedicação a um trabalho produtivo, assinalam este período, origem a uma nova dimensão interpessoal de intimidade, extremo de isolamento. Capacidade de compartilhar com outrem e cuidar de outrem, sem temor de perder-se a si mesmo. A sexualidade abrange o relacionamento entre amigos. Se não for criado um senso de intimidade com os amigos, ou com o parceiroconjugal, o rsultado, é a sensação de isolamento- de estar só- sem ninguém com quem compartilhar ou de quem cuidar.
Generatividade X absorção em si mesmo = meia idade, período em que as crianças tornam-se adolescentes, pais fixados no trabalho, traz consigo o potencial de uma nova dimensão com ageneratividade, num extremo ou a absroção em si mesmo e a estagnação, no outro.
Generatividade - a pessoa começa a interessar-se por outras fora de sua família imediata, com as gerações futuras e com a natureza da sociedade e do mundo e que elas viverão.
Integridade X desespero = último estágio, corresponde grosseiramente ao período em que os principais esforços do indivíduo aproximam-se do fim e há tempo para reflexão, desfrute dos netos. O senso de integridade decorre da capacidade do indivíduo de apreciar em retrospecto toda a sua vida com satisfação. Por outro lado ele vê a própria vida como uma série de oportunidades perdidas. Conclui que é tarde demais para começar de novo, o resultado aqui é o senso do desespero pelo que poderia ter sido.
Devemos ter claro que se em algum estágio o indivíduo não conseguiu superar a fase positiva, poderá em outra oportunidade vir a superá-la, ou amenizar alguns estágios.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
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