Segunda-feira passada lendo o texto sobre Organização curricular da escola e avaliação da aprendizagem- Currículo: O coração da escola de Maria Beatriz Gomes da Silva, levantei uma questão junto a minha supervisora, orientadora e diretora da escola. Se tinhamos no nosso P.P.P. ou no Regimento algo que mencionasse sobre a classificação e reclassificação de discentes. Me senti ridícula, pois as três foram enfáticas em afirmar que isso não existia mais e não havia como classificar ou reclassificar aluno. Perguntei se em nenhuma série poderia acontecer algo parecido, a resposta foi a mesma (NÃO).
Voltei a minha sala e levei o texto para a vice-diretora ler, e disse que na hora do recreio iríamos conversar. Na sala dos professores levantei a questão novamente, uma colega que foi vice-diretora em outra escola, afirmou que sim , que pode haver classificação e reclassificação. Nisso entrou a orientadora e eu a questionei novamente, mostrando o texto e o Art.23 e 24 da LDB, que deixa claro a autonomia da escola, amparada na lei. Ela me respondeu que não entendia nada sobre isso. Pedi que ela levasse o texto para a supervisora ler, voltei para sala e peguei o nosso Regimento, qual não foi minha surpresa ao ler sobre a classificação e reclassificação bem explicito nas normas. Retornei a sala do SOE, e agora depois da supervisora ler o texto, sua fala já era diferente. Então muito chata, perguntei:
-Fulana, você disse que não tínhamos classificação e reclassificação e o que é isto aqui no Regimento.
-Mas eu disse que só não havia, no 1º ano de 9 anos, e que nas outras séries poderia acontecer
-Não mesmo, o que você me disse é que não havia mais isso na escola, então como é que a LDB, deixa tão explícito, e vocês vivem dizendo que não podemos ferir a Lei maior no caso da educação a LDB. Como é que a escola não vai colocar no P.P.P. e no Regimento, e se um pai resolve nos cobrar, com que cara vamos dizer que não temos nada nomratizado, se é uma lei.
Ela enrolou e acabou não respondendo, fiquei indignada, pois uma pessoa que é chamada e concursada como especialista, não sabe o mínimo para guiar os professores na elaboração de documentos tão importantes para uma escola.
Estou gostando muito da interdisciplina Oragnização do Ensino Fundamental, pois tem uma linguagem clara, e nos mostra como precisamos sim estar atentos a tudo que se passa na escola, e sermos participantes em todos os processos que nela ocorre. Se foi bem aceita minha colocação, não me precoupa mais, porém sei que mexi um pouco com essas pessoas tão descansadas que existem na minha escola.
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Um comentário:
Ana Beatriz você esta colocando em prática os seus conhecimentos, meus parabéns! Acho que já foi um grande ganho conhecer mais de perto a LDB e conseguir interpelar os componentes da direção de sua escola e levá-las a saírem da acomodação. Suas colocações e reflexões no portfólio estão muito pertinentes.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador V
PEAD/FACED/UFRGS
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