TÍTULO DO PROJETO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
TEMA: Inclusão
PERGUNTA NORTEADORA
" Como a Inclusão está se dando no contexto escolar?"
OBJETIVO GERAL
O presente projeto visa buscar maiores informações, mais esclarecedoras a respeito do referido tema, de acordo com os anseios por parte dos envolvidos no processo educativo de entender e modificar a realidade, oportunizando a busca constante do melhor atendimento do educador à criança com necessidades especiais.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Conhecer todas as leis que regem a inclusão nas escolas regulares;
- Buscar novos conhecimentos sobre o tema através de pesquisas;
- Promover debates entre os componentes do grupo;
- Transmitir a todos os interessados pelo tema, os conhecimentos adquiridos sobre o tema inclusão através deste Projeto de Aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
A Inclusão escolar é um processo novo, distorcido ainda e um movimento polêmico entre as instituições escolares regulares. Porém, conforme a consituição seja de qual for a ordem do problema que a criança venha ter, grave ou não, ela tem o direito de estar inserida dentro de uma instituição escolar regular recebendo essa educação que é para todos.
Para tanto se faz necessário a realização deste Projeto, de Aprendizagem que facilitará a pesquisa, a busca do conhecimento para elucidar o verdadeiro sentido da inclusão. Tornando-se compreensível a todos os envolvidos no meio educacional, como um direito de todos que precisa ser respeitado. Bem como, através do referido mostrar que existe a viabilidade de um processo inclusivo e que provavelmente modificará as escolas e seu paradigma educacional.
A educação democrática para todos se dá nas instituições que de alguma forma acolhe e se especializa com todos os tipos de alunos, sem exclusão de qualquer ordem.
A escolha do referido tema dentro de Projeto de Aprendizagem veio com a necessidade que nós componentes do grupo, assim como colegas da rede, sentem em desmistificar conceitos sobre a luta pela inclusão na escola para as pessoas com deficiências. Sem dúvida claro, buscado a adaptação física e psicológica a também adaptação de toda a comunidade escolar para atendimento destes necessitados.
METAS
COMPREENDER E TRANSMITIR ATRAVÉS DO PROJETO DE APRENDIZAGEM COM O REFERIDO TEMA QUE:
- É possível proporcionar a todos que sejam envolvidos na educação e desejem compartilhar com nosso aprendizado sobre o tema, informações esclarecedoras e envolventes dentro do nosso Projeto.
- Não se muda a escola num passe de mágica;
- Que é possível uma escola igualitária para todos;
- Se hoje ainda há fragilidade e falta de compreensão para uma situação tão inovadora, as poucas mas já existentes inclusões poderão, numa luta constante e seriedade dos órgãos governamentais, antever o crescimento desse novo paradigma político educacional.
- As perspectivas da inclusão escolar, nas instituições regulares podem demonstrar a vitoria que cada criança, familiar ou comunidade social sobre a educação que é para todos.
METODOLOGIA
- O nosso Projeto tem se formado através de reuniões das componentes do grupo, que visa ampliar seus conhecimentos do tema Inclusão, com troca de idéias, de conhecimentos que cada uma vem buscando ao longo da realização e construção.
- Buscar conhecimentos através de pesquisas na Internet, textos com bibliografias de autores variados;
- Pesquisas com colegas da rede que já trabalham com inclusão;
- Depoimentos de pais;
- Vídeos;
- Reportagens;
Outros instrumentos que forem surgindo ao longo do projeto.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
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Um comentário:
Querida aluna Ana Beatriz parabéns por seu portfólio, os registros são pertinentes, me referindo ao Projeto de Aprendizagem “Como a Inclusão está se dando no contexto escolar?". O trabalho está ficando excelente, o grupo interagiu, questionou, pesquisou, levantou dúvidas, etc,... muito importante esse trabalho , na certeza que vai ficar marcado na vida de cada uma de vocês e a nós também é muito gratificante, sabemos que um pedagogo com autonomia esta preparado para enfrentar os desafios, que são muitos na nossa caminhada de profissional na educação.
Quanto o sentimento de falta de valorização do professor, pela família, pela sociedade, pelos governantes. O que resta para o aluno se a família não desenvolveu esses valores nos filhos, que são os nossos alunos!
Temos que ter paciência e não podemos contar com o reconhecimento em curto prazo, acredito que isso venha mudar com o passar do tempo, pelo menos eu acho e espero que aconteça. Caso contrário as crianças, os jovens perdem o referencial de valores e o que temos hoje é uma inversão de valores, por isso vemos tantas coisas acontecerem que só vem em prejuízo da geração que está em formação e as próximas gerações, e assim todos somos afetados: o psicológico, afetivamente, e cognitivamente... Nós seres humanos ficamos muito deprimidos com esse tipo de comportamento e concordo que precisamos sim de motivação. A motivação, a valorização torna mais leve o enfrentamento das dificuldades que temos para enfrentar na nossa vida pessoal e profissional.
Um grande abr@ço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS
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