quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EJA - NOVO DESAFIO

Hoje iniciei o trabalho particular de leitura e escrita com um adulto, ele tem 39 anos, estudou até a 3ª série, têm muitas dificuldades para ler e escrever. Estava imaginando que iria ter que começar lá das letras,sílabas com ele, mas qual não foi minha surpresa ao detectar que este adulto possui é uma baixa auto-estima, esta sempre dizendo que não sabe, que tem muito dificuldade em entender, etc. Primeiro passo foi explicar-lhe que todos temos capacidades sim, que ele precisa deixar de lado essa mania de se auto desmotivar, que assim como ele existem milhões de pessoas estudando, aproveitando hoje o tempo que perderam na época de crianças por N motivos. Que ele não teve ter vergonha de dizer que não sabe, que juntos iremos aprender muito e trocar muitas experiências, informações e conhecimentos.
Ele me disse que até freqüentou a EJA ano passado, mas não gostou. Chegava na escola cansado por trabalhar o dia inteiro,a professora conversava sobre o mundo, muitas brincadeiras, e aquilo que ele queria aprender ler e escrever melhor ela quase não trabalhava, então desistiu. Iniciei dando algumas dicas sobre a escrita, como pronunciar certas letras, depois usei o jogo do LINCE ALFABETO - TURMA DA MÔNICA, consiste no seguinte, retiramos uma cartela de um saco com um desenho, localizamos no retângulo maior e depois escrevemos o nome do desenho, fiquei com medo dele achar infantil, mas ele adorou o jogo, disse que é um jeito de fazer um ditado brincando.
Confesso que fiquei contente de iniciar esse desafio, sei que vou aprender muito com esse adulto, espero ajudá-lo muito também, não tenho experiência nenhuma com alfabetização de adultos e não gostaria que mais uma vez ele desistisse. Espero encontrar muitas respostas nesse semestre para mais essa caminhada.Que Deus me ilumine!

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Muito interessante teu relato, Ana Beatriz!!! Nota-se uma disposição e vontade de vencer no teu discurso. Imagino que a tarefa de animar este aluno não deva ser fácil, mas conseguiste enxergar o principal problema: a baixa auto-estima deste. Trabalhar com isso encima de conteúdos atrativos facilitará teu trabalho. Estás no caminho certo! Abraço, Anice.