quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Hoje o SPMG, nos brindou com um ciclo de debates - Educação Inclusiva ministrado pela doutora Soraia Napoleão Freitas da Universidade Federal de Santa Maria. Pela primeira vez neste ano os docentes participaram em massa deste encontro, uma pessoa que sabe do que está falando e mais do que isso vivencia a inclusão a mais de 10 anos.
"Falar em inclusão sem falar em trabalho coletivo na escola, então é melhor nem começar." Interessante como mesmo não tendo0 grande conhecimento do assunto, sempre disse que precisamos de apoio para o trabalho não só com o aluno de inclusão mas com todos, e isso geralmente não temos dentro das escolas. Quando temos um problema e chamamos o pedagógico, recebemos aquela visita de médico( 10 minutos), mandam o fulano sentar que voltaram para ver seu trabalhinho depois, e vão embora, o problema continua dentro da sala e em nossas mãos. Que tipo de apoio é essse, quem ajuda na sala quando os problemas já não podme mais ser resolvidos nas quatro paredes. Esse é o sentido de incluir trabalhar, mexer com todos, pois educação não se faz, não acontece somente com o professor e o aluno, mas com todos que fazem parte deste contexto.
Conforme a professora Soraia, está muito difícil de se articular esse todo, a família está delegando responsabilidades para a escola que não pertencem a ela, nem aos seus docentes. O transporte
escolar por um lado é um facilitador para a locomoção dos alunos, mas por outro está afastando cada vez mais a família do convívio escolar, muitos pais vão conhecer o professor de seus filhos somente se forem chamados por algum problema, ou no final do ano para pegar o parecer final. O Segundo dificultador é o professor saber que tem um problema, agir, mas sem saber o que e como fazer. Isso muitas vezes pode ser mais prejudicial do que parece para essas crianças.
A doutora Soraia, colocou que os cursos que formam professores, formam formadores para alunos que não existem, alunos quase perfeitos, ou parecdos com robôs, onde estão essas crianças. Quando esses formadores se deparam com tantos problemas não sabem como agir.
Outra coisa importante é que os docentes precisam conhecer o Plano Nacional de Educação, que permite ao docentes saber de seus direitos. Questionou se sabíamos a diferença entre capacidade e competência.
Capacidade todos temos. Já a competência vem do conhecimento. O professor precisa estudar, precisa de tempo remunerado para este estudo. Ao invês de palestras de formação com pessoas que não sabem o que vão falar, ou não tem experiência no assunto que vão conferenciar, deveriam trocar idéias com seus colegas, ter ciclos de debates para que possam colocar suas dúvidas, suas angústias.
"Poderíamos definir a Educação Inclusiva como uma reforma educacional que promove a educação conjunta de todos os alunos, independente de suas características individuais ou estatuto sócioeconômico, removendo barreiras à aprendizagem e valorizando as suas diferenças."
Diferentes informações para encontrar novas soluções:
-flexibilidade;
-sensibilidade;
-originalidade e pensamento divergente.
Prática pedagógica inclusiva - aluno e professor constroem o aprendizado.
OBS: Não podemos dizer que temos alunos incluso, pois incluso é o dente; o que temos são alunos incluídos no contexto escolar.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Ana Beatriz concordo que é bem mais difícil dar explicações virtualmente, que passa a explicação faz da melhor maneira possível, mas nem sempre o aluno consegue entendê-la. A aula presencial na qual fomos educados, é diferente quando falamos percebemos se nossos alunos entenderam ou não, podemos usar o recurso de explicar de outra forma até que nos façamos entender o estamos passando.
Apesar de ser mais trabalhoso com a experiência que estou tendo no PEAD, percebo que os alunos estão em vantagem de aprendizado aos alunos do sistema tradicional, no sistema da metodologia PEAD, as interações nos dão essa vantagem.
Desejamos sucesso empreendedor na sua vida pessoal, profissional e acadêmica.

Um grande abr@ço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS