Para Piaget, o desenvolvimento da criança acontece por estágios, onde ocorre uma modificação progressiva dos esquemas de assimilação, favorecendo o indivíduo a interagir com o meio de diversas maneiras. Piaget não define idades rígidas para esses estágios, mas que estes se apresentam numa seqüência constante.
Estágio sensório-motor = de o a 2 anos (+ ou -): A atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. Característica principal dessa fase é a ausência da função semiótica, isto é, ela não representa mentalmente os objetos. A estimulação ambiental deve ser de natureza sensorial( visão, audição, tato, paladar e olfato) e motora (movimentos do corpo). As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Estágio pré – operacional = de 2 a 6 anos (aproximadamente): A criança desenvolve capacidade simbólica, já não depende unicamente de suas sensações, seus movimentos, já distingue um significador (imagem, símbolo ou palavra) do que ele significa (o objeto ausente).
A criança deste estágio é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente no lugar do outro. Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação(fase dos por quês). Possui percepção global sem discriminar detalhes. Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Estágio das operações concretas = dos 7 aos 12 anos (aproximadamente): A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade... já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração. Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
Estágios das operações formais = dos 13 anos em diante: ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. Ocorre a liberação do objeto concreto. O sujeito torna-se capaz de raciocinar corretamente sobre proposições em que não acredita, ou que ainda não acredita, que ainda considera puras hipóteses. A representação agora permite a abstração total. Ela busca soluções a partir das hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
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Um comentário:
Vi que tivestes interesse em postar tua atividade aqui e acho bem pertinente, no entanto é sempre interessante contextualizar o que postas. É relevante explicar porque estás colocando esta atividade aqui, o que aprendeste com ela... Abraço, Anice.
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