quinta-feira, 21 de maio de 2009

Professor sempre dá um jeito

Frente a esta gritante onda de violência que estamos vivenciando, seja na sociedade, na família e dentro das escolas. Eu e a professora Elisabeth (estamos responsáveis pela biblioteca), resolvemos fazer uma palestra sobre o tema VIOLÊNCIA, a SMED nos mandou o nome de um Frei que mora bem próximo de nossa escola, para ser o palestrante. Um rapaz bem jovem( 27 anos), já cursando sua segunda faculdade, trabalhando em prol das comunidades, e principalmente com jovens. Ele fez uma técnica, que achei bem interessante, convidou os jovens para fazer um passeio de barco, e que ficariam um mês numa ilha, então todos deveriam fazer sua mala e nela teriam que colocar 10 coisas que achassem de essencial valor. Iniciada a viagem, o capitão diz que o mar está turbulento e que eles precisam jogar fora 3 coisas, passado em tempo o capitão avisa que é necessário se desfazer de mais 3 coisas. Começa então o tumulto dos jovens, o que deixar e o que jogar fora. Passado mais algum tempo joguem mais 2 coisas, desespero total!! Quase chegando em terra firme é preciso jogar mais 1 coisa. E agora que escolha fazer, achei interessante um menino que disse assim - vou jogar fora meu irmão, e ficar com meu pai e mãe. O que posso fazer??
Então ao chegar em terra firme, o Frei questiona a eles, qual foi o item mais importante que sobrou, FAMILIA, JESUS, BÍBLIA, CELULAR, ROUPAS, CACHORRO, AMIGOS, ETC. Foram algumas das prioridades que surgiram. Novo questionamento, qual foi o momento mais difícil de fazer as escolhas? E na sua vida atual qual a coisa mais importante na sua escolha pessoal. Quais os valores que vocês estão priorizando e suas vidas?
A palestra continua, mas o resumo da palestra foi assim, vocês estão na idade mais fácil de fazer escolhas, mas precisam ter o cuidado de escolhar o caminho certo, pois a vida e "os amigos" nos levam por estradas não tão confiáveis, e precisamos saber dizer Não no momento certo, pois depois poderá ser tarde demais.
Impressionante,como a família está cada vez mais longe da escola, essa palestra foi estendida aos pais e responsáveis dos alunos, temos no turno da manhã uns 150 alunos, SEIS pais compareceram. Um deles inclusive nos deu a idéia de fazermos um projeto, para estender até o final do ano esse assunto. Ele achou muito boa a palestra e interessante que seja trabalho mais profundamente com os alunos problemas da escola. Essa é a nossa missão, lutar contra a maré, no caminho que estão todos voltando, nós estamos indo em busca de uma verdade que ás vezes parece ser somente do professor, que está sempre com a esperança de fazer a diferença.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ana Beatriz!!! Adorei a postagem, achei bárbara a atividade e as conclusões que se pode chegar. Interessante abordar as escolhas deles, o quanto uma escolha aqui pode surtir efeito positivo ou negativo no futuro. Nessa atividade dá para percebermos a questão dos valores também, não é mesmo? Esse dado de realidade: apenas 6 pais de 150 alunos indicam mesmo o afastamento destes pais. Essa situação não é nada fácil e imagino a frustração de vocês com o pouco aparecimento dos pais... Abraço, Anice.