quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

REFLETINDO SOBRE MINHA GRADUAÇÃO

Ao sentar em frente ao computador, lembrei-me de que em agosto de 2006 - iniciava uma nova jornada em minha vida. Cheia de aprendizagens, alegrias, tristezas, ausências, mas que hoje estão mais próximas do final. Analisando a pessoa que iniciou essa Graduação, sem nenhum conhecimento em informática e que hoje está mais autônoma frente a essa máquina - foi um grande progresso!
Quanto a minha prática em sala de aula, possuía experiência, conhecimento( através dos erros e acertos), mas quanto a teoria muito pouco sabia e também não tinha incentivo para procurar. Hoje já não reconheço aquela professora, pois aprendi muito com os grandes mestres que por mim passaram e só tenho a agradecer a todos eles. Ao grande mestre Silvestre Novak - meu eterno agradecimento, pois foi ele que nos deu a mão e nos incentivou nesse longo caminho. Quantas vezes estivemos para desistir, para enlouquecer e nosso querido amigo e professor, lá estava com muita paciência e sabedoria pedindo que continuássemos, tudo iria terminar bem. A amada professora Geny, sempre amorosa, com aquele jeito protetor, sorrindo quando queríamos chorar, dando uma palavra de consolo quando já estávamos sem chão. A nossa professora Luciane por tanta paciência e tolerância quando estávamos exaltados. Ao professor Eliseo que sempre demonstrou muito conhecimento mas de uma maneira simples, nos ensinou como podemos sempre melhorar. A todos os professores só posso dizer muito obrigado e que Deus sempre ilumine seus caminhos, muita paz, saúde e alegria em suas vidas.
A todas as tutoras que dispensaram seus momentos para atender a nossos apelos, diante de tantas novidades, com imensa paciência em auxiliar cada uma de nós conforme nossas necessidades.
Enfim muito obrigado a todos que de uma forma ou outra estiveram presentes nessa jornada!!
Hoje tenho condições de unir prática e teoria em minha vida profissional. Estou num momneto de profunda angústia, por uma jornada que está prestes a terminar e também por querer encontrar meios de modificar muitas coisas dentro de minha escola, que percebo não estarem de acordo com uma instituição de ensino. Sei que não irei resolver tudo, ninguém consegue, mas se tiver condições de ajudar alguns a melhorarem para que nosso ambiente fique mais agradável para trabalhar já estarei contente. Aprender sobe tantos assuntos nesse longo período de estudos, me fez perceber como o ser humano é egoísta, pois todos aprendem - para modificar, para melhorar, mas poucos são os que aplicam realmente seu aprendizado.
Minha formação profissional não terminará por aqui, ainda quero fazer uma Pós- Graduação na área de Alfabetização e Letramento, para poder melhorar cada dia mais e dessa forma beneficiar mais ainda meus alunos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ana Beatriz:

Pode ter certeza que todos professores e tutores sentiram-se gratificados com tuas palavras.

Que bom que pretende seguir estudando e te superando cada vez mais. É isso aí!

Grande abraço, Anice.