terça-feira, 23 de novembro de 2010

Diferenciação entre avaliação “classificatória e “mediadora”.

Avaliação classificatória é aquela que atribui nota ao aluno, apresenta um caráter seletivo e competitivo e não atende aos propósitos da avaliação da aprendizagem e da educação. É um instrumento estático e frenador do processo de crescimento, não aponta as reais dificuldades dos alunos e dos professores, não propõe encaminhamentos, discrimina e seleciona, além de fragmentada desvincula-se do processo ensino-aprendizagem. Enquanto que a avaliação mediadora é aquela que pode ser realizada através dos mais variados instrumentos, até mesmo por provas e testes, desde que sejam encarados como elementos integrantes do processo ensino-aprendizagem. A avaliação mediadora deve ser usada como diagnóstico, acompanhamento e mediação da aprendizagem, pois o aluno aprende toda hora: na dúvida, na pergunta, no relacionamento entre colegas, no conteúdo trabalhado em turma,na dúvida ou explicação do colega. Relendo o texto"O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar”,lembrei de dois professores que entraram na escola o ano passado, docentes inovadores que fazem trabalhos diferenciados, que fazem as crianças pesquisarem e após apresentarem para os colegas, demonstrando suas aprendizagens. Porém eles não possuiam o hábito de aplicar provas para avaliação final. A equipe diretiva não conseguia entender como era possível professores avaliarem seus alunos apenas com trabalhinhos. Então foi pedido aos professores que tentassem aplicar provas para que dessa maneira pudesse existir instrumentos para mostrar aos pais o "nível de aprendizagem" dos filhos. "A avaliação escolar é reducionista quando fica reduzida a momentos estanques, não se caracterizando como um processo contínuo, presente em todos os momentos da atividade escolar, é um processo reducionista quando se detém no aspecto cognitivo da aprendizagem, e reduz-se, ainda mais, quando privilegia a memorização em detrimento dos outros aspectos da inteligência, é reducionista quando valoriza a utilização do instrumento prova ou exame e quando o ato de avaliar reduz-se a uma apreciação final do desempenho do aluno para fins de classificação, como se este ato não se constituísse parte integrante do processo educativo".

Visão unilateral da avaliação.

A visão unilateral da avaliação é aquela que torna certo que apenas um dos pólos seja avaliado por todos - o aluno. Uma proposta de avaliação centralizadora e autoritária como a que se percebe normalmente no cotidiano escolar é uma proposta antidemocrática e se concretiza pelo poder que o professor detém sobre o aluno. É o professor que constitui peça fundamental para dinamizar e contextualizar o processo avaliativo ou torná-lo retrógrado.
O professor ainda ocupa um papel de destaque na dinâmica do processo ensino-aprendizagem, é na escola que o professor concretiza sua prática pedagógica determinada por sua experiência, seus valores, seu comprometimento, seu contexto social e onde vivência múltiplas interações.
O professor desenvolverá suas próprias estratégias de ensino e usará sua capacidade e criatividade para a avaliação. Ele vive num ambiente complexo e desenvolve no seu cotidiano pedagógico uma atividade também complexa- a avaliação na aprendizagem. É verdade que muitos professores não apresentam um entendimento claro sobre o verdadeiro significado e funções da avaliação, no registro em seus planos, onde esta aparece prescrita apenas como obrigação burocrática e formal. Apesar de demonstrarem uma postura anti-tradicional, na prática o que acontece mesmo é, na sua maioria, aplicação de provas e testes com base nos aspectos cognitivos e privilegiando a memorização; não desenvolvendo, portanto, o pensamento, o raciocínio e a capacidade de criação e de reflexão. Quando iremos renovar verdadeiramente nossa educação e nossa forma de avaliar os alunos??

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ana Beatriz:

A partir dessas visões, o que podes concluir em relação ao tema do teu TCC? É importante fazer este gancho.

Grande abraço, Anice.