quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Conhecimento e aprendizagem

Entendo que o conhecimento é adquirido quando o indivíduo interessa-se pelo estudo, aprende mais com a prática do que com teorias, muitas vezes conhecemos pessoas que não possuem estudo algum, mas tem um conhecimento de mundo que escola nenhuma pode dar. Isso acontece devido a cobrança que o mundo, a sociedade impõe sobre o ser humano.

Quanto a criança, observo que o conhecimento não é transmitido pelo professor, o aluno só o adquire quando passa a interagir com o mesmo, quando sai de agente passivo para o ativo. Os jogos nesse caso ao meu ver são os melhores meios para que essa interação ocorra.

A aprendizagem ocorre com mais facilidade quando a criança traz consigo o desejo de aprender, de conhecer, de experimentar, de analisar, ou seja, de interagir no seu processo de aprendizagem.

O processo de aprendizagem deveria ser construído desde os primeiros anos da criança, o mesmo deveria receber estímulos que fortalecessem seu desejo, sua curiosidade, sua vontade pelo aprender.

Penso que o processo de ensino, deveria ser voltado para o estímulo de nossos educandos, os mesmos deveriam trazer em si “o desejo de aprender” e na escola deveria encontrar meios de aumentar esse desejo. Mas, no entanto, o que acontece na maioria das vezes, é o contrário, as crianças não encontram a motivação necessária para que esse processo aconteça.

São dado conteúdos desconexos, os quais os alunos nem sabem para que servem ou no que irão aproveitar, isso tudo acaba fazendo-os desmotivar-se no aprender, na busca de um processo que deveria ser tão significativo.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ana Beatriz:

Estas ideias são todas de tua autoria?

Nesta postagem trouxeste vários assuntos que poderiam ser esmiuçados mais ainda.. este é um tema inesgotável e com várias formas de entendimento, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.

BLOG 2007 ANA BEATRIZ disse...

OLá Anice, essas ideias são minhas. E com certeza são assuntos que possuem muitas formas de entendimento. Mas ao meu ver, só vamos atrás do conhecimento quando precisamos ou estamos interessados em algum assunto que nos chame a atenção ou que desperte nossa curiosidade.