terça-feira, 23 de novembro de 2010

O menininho

Era uma vez um menininho...


Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande.

Uma manhã, a professora disse:

- Hoje nós iremos fazer um desenho.

"Que bom!"- pensou o menininho.

Ele gostava de desenhar leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos...

Pegou a sua caixa de lápis-de-cor e começou a desenhar.

A professora então disse:

- Esperem, ainda não é hora de começar !

Ela esperou até que todos estivessem prontos.

- Agora, disse a professora, nós iremos desenhar flores.

E o menininho começou a desenhar bonitas flores com seus lápis rosa, laranja e azul.

A professora disse:

- Esperem ! Vou mostrar como fazer.

E a flor era vermelha com caule verde.

- Assim, disse a professora, agora vocês podem começar.

O menininho olhou para a flor da professora, então olhou para a sua flor.

Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isso...

Virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora.

Era vermelha com caule verde.

Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:

- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com o barro.

- "Que bom !"!!!. Pensou o menininho.

Ele gostava de trabalhar com barro.

Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões.

Começou a juntar e amassar a sua bola de barro.

Então, a professora disse:

- Esperem ! Não é hora de começar !

Ela esperou até que todos estivessem prontos.

- Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.

"Que bom !" - pensou o menininho.

Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.

A professora disse:

- Esperem ! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês podem começar.

E o prato era um prato fundo.

O menininho olhou para o prato da professora, olhou para o próprio prato e gostou mais do seu, mas ele não podia dizer isso.

Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora.

E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora.

E muito cedo ele não fazia mais coisas por si próprio.

Então aconteceu que o menininho teve que mudar de escola.

Essa escola era ainda maior que a primeira.

Um dia a professora disse:

- Hoje nós vamos fazer um desenho.

"Que bom !"- pensou o menininho e esperou que a professora dissesse o que fazer.

Ela não disse.

Apenas andava pela sala.

Então veio até o menininho e disse:

- Você não quer desenhar ?

- Sim, e o que é que nós vamos fazer ?

- Eu não sei, até que você o faça.

- Como eu posso fazê-lo ?

- Da maneira que você gostar.

- E de que cor ?

- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber o que cada um gosta de desenhar ?

- Eu não sei . . .

E então o menininho começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde...

Autoria: Helen Buckley
Relendo esse texto, relembrei como nós os professores podemos "esmagar a imaginação e a criatividade de nossos alunos. A importância de termos sensibilidade para reconhecer e auxiliar aquelas crianças que não conseguem acompanhar no mesmo ritmo os seus colegas. Esse ano recebemos em nossa escola um aluno de 18 anos com Síndrome de Down, veio de uma escola onde tinha boas notas em todas as disciplinas e era bem aceito por todos os educadores. Mas infelizmente o mesmo não aconteceu ao chegar em nossa escola, pois alguns professores ainda não conseguem assimilar a Inclusão e procurar meios para poder trabalhar com eles. Resultado: o menino só tira zero nas provas de matemática,sua mãe queixa-se de que ele agora não consegue nem fazer continhas de multiplicação da tabuada do 2.Dia desses ele reclamou para a monitora que o ajuda no reforço dessa disciplina, que jamais tirou zero em matemática. E agora o que fazer para que esse menino volte a ter sua autoestima novamente?O que fazer com esses professores que se recusam a aceitar os alunos com necessidades especiais. Visualizei o nosso aluno no momento em que reli esse texto. A monitora está tentando trabalhar a matemática com ele através de jogos.Segundo ela está dando pequenos resultados. Mas ao retornar para sala nada muda.

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