domingo, 7 de novembro de 2010

ESCOLA DA PONTE

O derrubar das paredes libertou alunos e professores da rigidez dos espaços tradicionais, marcaram a ruptura com o modelo tradicional de organização da escola, que considerávamos não respeitar as individualidades e não favorecer o sucesso de todos. Todo o espaço está a disposição de todos os alunos, ao longo de todo o tempo de funcionamento da escola, sem consideração de classe e sem consideração de anos de escolaridade.
Grupo de iniciação é o grupo das crianças que irão aprender a ler, escrever e ser gente. Os mais novos não permanecem continuamente neste espaço, partilham outros que recebem o nome de áreas de expressão. Esse grupo se distingue dos outros devido ao modo de se fazer a planificação e por existir uma maior intervenção dos professores.
Grupo de transição, é o grupo no qual as crianças permanecem apenas o tempo necessário para reconstruírem os seus itinerários de aprendizagem- também dispõe de um recanto para que as crianças possam reencontrar consigo e com os outros. Quando vêm crianças de outras escolas, entram neste grupo, pois elas precisam de tempo e de um tipo de atenção que lhes facilitem a recuperação da auto-estima e uma integração plena na comunidade que as acolhe.
Grupo de consolidação,são crianças que têm mais condições de planejarem e examinarem os conhecimentos adquiridos através dos estudos, sendo em pequenos e grandes grupos.
O professor neste projeto é o fomentador de curiosidades, o orientador na resolução de problemas. O professor é alguém que ajuda a resolver problemas, que estimula as crianças, que confia em suas potencialidades. O professor não se impõe pelo seu estatuto, assume tarefas de estímulo e organização.
O professor tutor estimula o aprendizado é o protetor das crianças.
A avaliação das aprendizagens é feita quando o aluno sente-se preparado para tal. A auto-avaliação acontece quando alguém sente necessidade de manifestar ou aplicar conhecimentos adquiridos, expôr competências.
A promoção escolar - verifica-se quando a criança revela competências de auto-planificação e avaliação, de pesquisa e de trabalho em pequeno e grande grupo. Aos primeiros planos, elaborados pelos professores, sucedem-se esboços de planificação que cada aluno vai aperfeiçoando, até atingir a capacidade de prever uma gestão equilibrada dos tempos e dos espaços de aprendizagem.
A função do professor tutor é de orientar as atividades de acordo com os interesses dos alunos e auxiliá-los na construção do seu conhecimento.
AS responsabilidades dos alunos são:a organização de meios e a gestão do bem-estar são de responsabilidade coletiva, de acordo com as categorias de tarefas a que se dá o nome de responsabilidades.
EX:o cumprimento das tarefas;atualizar e organizar os murais; zelar pelo bem-estar de todos no período do recreio; responsabilidades pelo material comum; cuidar do terrário; cuidar e zelar pelos jogos recreativos; cuidar do acervo da biblioteca, etc. De quinze em quinze dias, os grupos de todas as responsabilidades apresentam na Assembléia o relatório com tudo o que fizeram da sua responsabilidade, durante esse período.
A caixinha de segredos é o local onde as crianças depositam um recado, sempre que pretendem conversar em segredo com algum professor, permite manter e aprofundar cumplicidades entre alunos e professores e, assim, reequilibrar afetivamente os alunos.
A assembléia da escola tem um aspecto mais formal e abrangente. Obedece uma convocatória que estabelece os assuntos a tratar, cujo tratamento e conclusões são registrados em ata no final de cada reunião. Serve para preparar projetos, resolver conflitos, estudar os relatórios das responsabilidades.
O jornal da escola É um importante dispositivo de comunicação, dá notícia de tudo o que se passa na escola e na comunidade envolvente. Os textos da quinzena, são adaptados aos projetos em curso e às características de cada nível de desenvolvimento e servem de referência para todos os alunos.
Na comissão de ajuda são as crianças ou os próprios professores que ajudam os educandos com mais dificuldades a superar suas dúvidas.
O cartaz do “eu já sei/ eu preciso de ajuda” é uma espécie de relatório em que cada criança registra o que fez, o que não fez, o que aprendeu ou não aprendeu. A possibilidade de escolha pessoal do que se inscreve no plano do dia é, por sua vez, subordinada ao plano da quinzena.
A associação dos pais serve como interlocutora sempre disponível e um parceiro indispensável. Essa associação garante também, o funcionamento da cantina, a realização de atividades de férias para as crianças, a aquisição de equipamentos essenciais ao desenvolvimento do projeto.
Os direitos e deveres das crianças - Na escola da ponte as crianças podem estudar e brincar; podem escolher o que querem aprender no dia-a-dia. Devem no início de cada aula preparar seus planos diários, podendo ser acrescentados mais atividades se o tempo permitir; devem cuidar para que seus objetivos sejam alcançados, e também ajudar algum colega que ainda não conseguiu atingir os próprios objetivos; seguindo e respeitando os direitos e deveres elaborados por todos.
A caixinha dos textos inventados é equivalente ao texto livre, porém ele resulta da procura, seleção e tratamento de informação do que é exposto nos murais. Servindo de orientação para algum trabalho se alguém precisar.
O currículo elaborado é entendido como um conjunto de situações e atividades que vão surgindo e que alunos e professores reelaboram conjuntamente.
Penso que no Brasil estamos muiot distante de implementar uma Escola da Ponte, pois nossa cultura ainda é arraigada no contexto de que os alunos precisam dos professores para "aprenderem". Muito pelo contrário acredito que nós temos muito para aprender com eles. Iniciando pelo mundo virtual, as crianças estão luzes a nossa frente e muitos docentes ainda querendo que seus alunos decorem tabuada, respondam cinquenta perguntas para a prova, tudo sem significado e que dificilmente irá trazer bons resultados para eles. Será que ainda alcançaremos 50% do magnífico trabalho desenvolvido por alunos e professores na Escola da Ponte???
Minha intenção em escrever sobre a escola da ponte é para analisar a grande diferença em que se encontra Escola da Ponte das escolas brasileiras. Nossos docentes são tãos resistentes em trabalhar com o lúdico em suas aulas o que dirá de uma forma tão independente como a implantada em Portugal. Sem sombra de dúvidas que esses professores precisam pesquisar muito para que possam auxiliar seus discentes, acho que fomos e somos "ensinados" a apenas passar conteúdos e para que esse dilema acabe, é preciso um longo caminho e professores que estejam dispostos a mudar sua metodologia em sala de aula.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ana Beatriz:

Descreveste, já de início, a escola da ponte, mas ficou faltando entender porque linkaste este assunto junto ao tema do teu TCC.

Grande abraço, Anice.